terça-feira, 13 de maio de 2008

Escola Estadual Bolivar Santana

Professora: Maria Helena Passos Carvalho
TURMA TRABALHADA 5ª SÉRIE

Plano de aula

Duração: 40 minutos Disciplina: Matemática Séries: 5ª Serie

Tema: QUADRADO MÁGICO

Objetivo Geral: Desenvolver o conhecimento da matemática dentro de um contexto lúdico, tornando a aprendizagem do conjunto dos números natural mais interessante

Objetivos específicos:

  • Utilizar conceitos já apreendidos;
  • Introduzir e revisar o conceito de adição
  • Favorecer o desenvolvimento do cálculo de 1 0 9 de forma que, somando os três números na diagonal, vertical ou horizontal, o resultado seja o número 15

Conteúdos:

Números naturais envolvendo a adição

Procedimentos Didáticos:

A aula será ministrada de forma dinâmica e lúdica, proporcionando um aprendizado mais eficaz.

Serão distribuídas as folhas de oficio a cada aluno que deverão seguir as regras do jogo (quadrado mágico)

Recursos:

Serão utilizados os recursos que permitirão aos alunos realizarem de forma prática o jogo a ser aplicado.

Avaliação: a participação e o interesse dos alunos

Colégio Estadual Bolívar Santana

Maria Helena Passos Carvalho

Turma Trabalhada 8ª Série

OFICINA: Construindo o Tangram e revelando alguns mistérios da Geometria.

Um pouco de história

O Tangram, conhecido na China desde o século VII A.C., é um jogo figurativo, composto de sete peças de formas geométricas simples. Usando a criatividade e imaginação você pode representar várias figuras através do Tangram e usar como quebra-cabeça.

Objetivo Apresentar uma sequência didática para o ensino de algumas figuras geométricas, como o conceito de algumas dessas figuras

Conteúdos:

Retas concorrentes e perpendiculares; conceitos de ângulos e retas; construção de polígonos; ponto médio; vértices; diagonal e figuras geométricas planas.

Metodologia:

Organizar a sala em grupos de 05 alunos. Cada aluno receberá uma folha de papel oficio de maneira que faça as dobraduras e participe das discussões entre o grupo.

Duração: 4 horas/aulas