quinta-feira, 15 de maio de 2008

tecnologia é para ser usada

Colégio Estadual Bolívar Santana

Professora Maria Helena Passos Carvalho

Série Aplicada 8ª Serie

Plano de aula

Conteúdos: Investigação matemática

Leitura e matemática

Objetivos: Desenvolver o senso investigativo;

Promover a leitura relacionando-a com a matemática;

Ler e interpretar dados;

Combinar idéias que organizem o pensamento lógico;

Despertar o interesse pelo raciocínio lógico.

Habilidades: Leitura, interpretação, concentração, raciocínio lógico sistemático, senso de investigação.

Seqüência Didática: Distribuição das cópias dos desafios para cada dupla;

Leitura, interpretação e investigação das proposições levantadas;

Cronometrando o tempo para a resolução da atividade

Ganha a dupla que conseguir resolver corretamente a maior

quantidade de desafios.

Considerações sobre essa atividade:

O desafio matemático pode ser aplicado em qualquer nível de escolaridade, uma excelente atividade que envolve a leitura e interpretação, desenvolve o raciocínio lógico, a argumentação, experimentação e a ordenação do raciocínio.

Os alunos participam ativamente por despertar a curiosidade em descobrir qual é a solução. A aula fica mais prazerosa e o aprendizado mais eficaz.

Nível Fácil:

Cinco marinheiros se colocam lado a lado para receber as ordens do comandante do navio.Tente nomeá-los, da esquerda para a direita, de acordo com as informações:
- Anderson está entre Jorge e Cláudio;
- Humberto está à esquerda de Claúdio;
- Jorge não está ao lado de Humberto;
- Humberto não está ao lado de Rafael.
Obs: Atenção! A sua esquerda não é a esquerda dos marinheiros.

Os Cinco Marinheiros

b) Rafael, Jorge, Anderson, Cláudio e Humberto.

a) Anderson, Cláudio, Rafael, Humberto e Jorge.

c) Jorge, Rafael, Humberto, Anderson e Cláudio.


tecnologia é para ser usada