Colégio Estadual Bolívar Santana
Professora Maria Helena Passos Carvalho
Série Aplicada 8ª Serie
Plano de aula
Conteúdos: Investigação matemática
Leitura e matemática
Objetivos: Desenvolver o senso investigativo;
Promover a leitura relacionando-a com a matemática;
Ler e interpretar dados;
Combinar idéias que organizem o pensamento lógico;
Despertar o interesse pelo raciocínio lógico.
Habilidades: Leitura, interpretação, concentração, raciocínio lógico sistemático, senso de investigação.
Seqüência Didática: Distribuição das cópias dos desafios para cada dupla;
Leitura, interpretação e investigação das proposições levantadas;
Cronometrando o tempo para a resolução da atividade
Ganha a dupla que conseguir resolver corretamente a maior
quantidade de desafios.
Considerações sobre essa atividade:
O desafio matemático pode ser aplicado em qualquer nível de escolaridade, uma excelente atividade que envolve a leitura e interpretação, desenvolve o raciocínio lógico, a argumentação, experimentação e a ordenação do raciocínio.
Os alunos participam ativamente por despertar a curiosidade em descobrir qual é a solução. A aula fica mais prazerosa e o aprendizado mais eficaz.
Nível Fácil: |
Cinco marinheiros se colocam lado a lado para receber as ordens do comandante do navio.Tente nomeá-los, da esquerda para a direita, de acordo com as informações: |
Os Cinco Marinheiros |
b) Rafael, Jorge, Anderson, Cláudio e Humberto. |
|
a) Anderson, Cláudio, Rafael, Humberto e Jorge. |
c) Jorge, Rafael, Humberto, Anderson e Cláudio. | |
|
|
|