sábado, 9 de outubro de 2010
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
PORTIFÓLIO
CURSISTA: MARIA HELENA PASSOS CARVALHO
UNIDADE I
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
UNIDADE I-
1ª Atividade: Fórum: Conhecendo a turma
Essa atividade foi feita no primeiro momento presencial o cursista se apresentava dizendo o seu nome o porquê de está fazendo o curso. E no segundo momento no fórum do ambiente online.
2ª ATIVIDADE: FÓRUM: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Nesse fórum foi para relatar quais as tecnologias na nossa escola e como elas são utilizadas.
.ATIVIDADE 04: Tecnologia na minha Escola .
Essa atividade é para levantar quais as tecnologias disponíveis na escola e como elas vêm sendo utilizadas e organizar estas informações usando o powrpoint
ATIVIDADE 06: DIÁRIO DE BORDO
OLHANDO PARA UMA PRÁTICA DE UM PROFESSOR COM O USO DA TECNOLOGIA.
Essa atividade é para percebermos a importância do computador no processo
de ensino e aprendizagem, e como é útil para despertar e motivar os alunos para a aprendizagem.
ATIVIDADE 08 – TRABALHO POR PROJETOS
Essa Atividade consiste em fazer uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projetos tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros.
II UNIDADE
ATIVIDADE 2.1 – NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO
ATIVIDADE NO FÓRUM: “Experiência de navegar livremente”
A atividade consiste na experiência em navegar na internet livremente.
ATIVIDADE 2.2 B: O QUE É HIPERTEXTO?
A atividade é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que se leu e adicionar algum comentário ou intervenção nossa.
ATIVIDADE 2.5: Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Essa atividade é em dupla consiste em fazer um plano de aula e aplicá-lo na sala de aula.
Atividade 2.6 JORNALZINHO DO CEBS
Aplicar em sala de aula a atividade planejada com hipertexto.
III UNIDADE
Atividade 3.3: Conhecendo repositórios de material digital.
Essa atividade consiste em visitar o portal do professor e escolher vídeos e imagens pertinentes a disciplina que o cursista ensina.
ATIVIDADE 3.6– Atividade aplicando mídias digitais
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
A atividade foi feita em dupla e aplicada em sala de aula com relatos de experiência.
IV UNIDADE
2– POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS.
Atividade foi executada no fórum onde relatamos as contribuições das tecnologias na pratica pedagógica.
BIBLIOTECA Atividade 5, Subtema – Plano de Aula.
6-FÓRUM -PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
CONCEITOS E ESTRATÉGIAS
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
tecnologia é para ser usada
tecnologia é para ser usada
sexta-feira, 30 de maio de 2008
quinta-feira, 15 de maio de 2008
tecnologia é para ser usada
Colégio Estadual Bolívar Santana
Professora Maria Helena Passos Carvalho
Série Aplicada 8ª Serie
Plano de aula
Conteúdos: Investigação matemática
Leitura e matemática
Objetivos: Desenvolver o senso investigativo;
Promover a leitura relacionando-a com a matemática;
Ler e interpretar dados;
Combinar idéias que organizem o pensamento lógico;
Despertar o interesse pelo raciocínio lógico.
Habilidades: Leitura, interpretação, concentração, raciocínio lógico sistemático, senso de investigação.
Seqüência Didática: Distribuição das cópias dos desafios para cada dupla;
Leitura, interpretação e investigação das proposições levantadas;
Cronometrando o tempo para a resolução da atividade
Ganha a dupla que conseguir resolver corretamente a maior
quantidade de desafios.
Considerações sobre essa atividade:
O desafio matemático pode ser aplicado em qualquer nível de escolaridade, uma excelente atividade que envolve a leitura e interpretação, desenvolve o raciocínio lógico, a argumentação, experimentação e a ordenação do raciocínio.
Os alunos participam ativamente por despertar a curiosidade em descobrir qual é a solução. A aula fica mais prazerosa e o aprendizado mais eficaz.
Nível Fácil: |
Cinco marinheiros se colocam lado a lado para receber as ordens do comandante do navio.Tente nomeá-los, da esquerda para a direita, de acordo com as informações: |
Os Cinco Marinheiros |
b) Rafael, Jorge, Anderson, Cláudio e Humberto. |
|
a) Anderson, Cláudio, Rafael, Humberto e Jorge. |
c) Jorge, Rafael, Humberto, Anderson e Cláudio. | |
|
|
|