domingo, 4 de maio de 2008

Colégio Estadual Bolívar Santana

Professora; Maria Helena Passos

Turmas: 5ª e 6ª.

O Jogo “Fatorando” possui os seguintes componentes:

1. Tabuleiro com 28 espaços circulares interligados; (Figura 1)

2. 28 fichas circulares contendo, em cada uma, um número primo

3. 20 fichas retangulares contendo, em cada uma, um número para ser fatorado, e estão divididas em 3 níveis de dificuldade: (Figura 3)

è NÍVEL 1 (FÁCIL) - 5 fichas com números de 2 algarismos (amarelos);

è NÍVEL 2 (MÉDIO) – 10 fichas com números de 3 algarismos (azuis);

è NÍVEL 2 (DIFÍCIL) – 5 fichas com números de 4 algarismos (vermelhos).

4. Cartela para cálculos; (Figura 4)

5. 2 botões de cores diferentes, um para cada jogador;

6. 1 dado.



As regras do jogo Fatorando são:

1. Número de participantes: 2 jogadores;

2. Cada participante deverá ter um botão;

3. Os participantes devem embaralhar as peças circulares que contêm os números primos, e colocá-las sobre o tabuleiro, com a face voltada para baixo, nos espaços circulares do tabuleiro;

4. Em seguida, devem colocar as peças retangulares que contêm os números naturais sobre a mesa, e separá-las de acordo com o nível de dificuldade (amarelos, azuis e vermelhos) em três blocos com a face voltada para baixo;

5. Define-se, no início, a ordem em que cada jogador vai jogar. Em seguida, cada jogador deve pegar uma peça retangular do nível 1(fácil) e colocar sobre a cartela para cálculos (figura 6);

6. O jogo tem início com um jogador lançando o dado e fazendo seu botão percorrer tantas casas quantas as que foram indicadas na face superior do dado, em qualquer direção do tabuleiro;

7. O primeiro jogador deverá virar a peça circular da casa em que parou e verificar se o número que sorteou do tabuleiro pode ou não dividir o número de sua cartela de cálculos. Se der, ele coloca a peça sorteada do tabuleiro sobre a cartela de cálculos (Figura 6), faz a divisão na cartela de cálculos e, fica com a peça sorteada passando a vez para o outro jogador. Caso a peça sorteada do tabuleiro não der para dividir o número o jogador coloca a peça de volta com a face voltada para baixo e passa a vez para o outro jogador. Veja exemplo:



Caixa de texto: Figura 6

8. O segundo jogador repete o procedimento anterior e o jogo continua assim sucessivamente até que o jogador que conseguir fazer a divisão primeiro ganha o jogo;

9. O jogo prossegue com mais 7 rodadas, sendo: mais 1(uma) rodada no nível 1 (fácil), 4 (quatro) rodadas com números do nível 2 (médio) e 2 (duas)rodadas com os números do nível 3 (difícil).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na descrição apresentada, o jogo Fatorando, possibilita ao aluno desenvolver as habilidades de divisão, reconhecimento dos números primos e utilização dos critérios de divisibilidade e, posteriormente, a utilização da fatoração como instrumento para o cálculo do M.M.C., M.D.C e operações com frações.

Após a utilização do jogo “Fatorando” foram percebidos alguns problemas tais como:

· Quando o aluno não domina os critérios de divisibilidade a duração da partida é maior, pois demora mais tempo para descobrir se o número sorteado pode ser usado na divisão.

· Se o aluno errar um passo da divisão seu desempenho no jogo estará comprometido, sem possibilidade de ganhar a partida mesmo que mude de estratégia.

Apesar do favorecimento de alunos que apresentam dificuldades na compreensão de alguns pré-requisitos, esse fator é que transforma o trabalho em uma atividade lúdica e prazerosa, características essas importantes para uma aprendizagem efetiva e eficiente.

Percebeu-se ainda que o jogo possibilita que alunos com dificuldades, consigam ultrapassar seus limites e sintam-se motivados com relação a disciplina.


BIBLIOGRAFIA

BORIN,J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP;1996.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Brasília: MEC / SEF, 1998.

MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP,1991.

TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record,1968.

Nenhum comentário: